PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO

Estamos sempre disponíveis para novas parcerias

    O Paquímetro na Serralharia

    O Paquímetro na Serralharia

    O paquímetro é uma ferramenta de medição essencial em diversas áreas e também ,obviamente, na serralharia. Este instrumento versátil permite medir com precisão dimensões internas, externas e profundidades de objetos com diferentes formas e tamanhos. Vamos explorar mais sobre o paquímetro e a sua importância em diversas aplicações.

    O paquímetro é composto por duas hastes principais, uma das quais possui uma escala graduada e a outra uma escala móvel. A escala móvel desliza ao longo da escala fixa, permitindo a medição precisa das dimensões do objeto. A leitura é realizada através das marcações nas escalas fixa e móvel, proporcionando uma medição precisa até mesmo de frações de milímetros.

    Na indústria mecânica, o paquímetro é frequentemente utilizado para medir dimensões de peças e componentes, garantindo que estão dentro das tolerâncias especificadas. Isso é crucial para garantir a qualidade e o funcionamento adequado dos componentes e do projeto onde irão ser inseridos. Sem este instrumento, inúmeros profissionais não teriam condições de trabalhar, para se ter uma ideia da importância que o paquímetro assume em diferentes contextos. 

    Uma das características mais importantes do paquímetro é a sua capacidade de medir dimensões internas, externas e profundidades. Isso torna o paquímetro uma ferramenta versátil e indispensável em diversas aplicações, desde a fabricação de peças mecânicas até à verificação de precisão de medidas das peças de uma projeto para verificar se estão dentro das tolerâncias permitidas.

    O paquímetro é muito utilizado na prática oficinal como ferramenta de medição. O seu formato lembra uma mistura entre uma régua e um alicate. O corpo é composto por uma estrutura reta e retangular, bem fina, mesmo parecida com uma régua, tendo duas pinças na ponta, que lembram a cabeça de um alicate. No entanto, as pinças do paquímetro não servem para agarrar, torcer ou segurar, mas sim para auxiliar o instrumento a realizar as medições. 
    A utilização do paquímetro permite dizer o comprimento correto entre dois pontos simétricos e opostos.
    Isto faz do paquímetro um objeto indispensável para quem lida com peças pequenas e que precisam de ser bem medidas.  Mas não são apenas pontos de distâncias minúsculos que podem ser medidos pela pinça do paquímetro. A dita pinça é móvel, ou seja, pode percorrer todo o corpo do objeto, medindo itens, com 10, 20 ou mesmo 30 centímetros sejam medidos por esta ferramenta. O paquímetro também pode ser fabricado em diversos materiais. Os mais simples e básicos são feitos de plástico. No entanto, os paquímetros profissionais são confecionados em aço inoxidável e as ferramentas mais avançadas contam com um visor digital onde é possível verificar a medida captada pela pinça. A sua escala é graduada em milímetros e em polegadas para que se realizem as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.

    O Paquímetro na Serralharia

    Partes que compõem o Paquímetro

    Para conhecermos melhor o paquímetro, devemos entender o que são os seus elementos, partes e características. Apresentamos um diagrama desses pontos abaixo. 

    O Paquímetro na Serralharia

    Escala principal: corpo do paquímetro, uma espécie de régua marcada pelos centímetros;

    Encosto Guia: usado para medir profundidade;

    Bicos fixos: usados para medição externa;

    Orelhas: usadas para medição interna;

    Cursos: usado para deslizar as orelhas e bicos;

    Escala de nônio: auxílio visual para medição. 

    Também é possível encontrar vários modelos de paquímetro no mercado, sendo os mais comuns os seguintes:

    Paquímetro universal: este é o paquímetro mais utilizado e é chamado de universal porque é bem versátil. Realiza medições internas, externas, calcula a distância entre pontos simétricos, calcula ressaltos, entre outras funções. 

    Paquímetro universal com relógio: muito parecido com o universal, por isso também partilha o nome. A diferença entre os dois modelos é que este tem um relógio que auxilia e agiliza a medição. 

    O Paquímetro na Serralharia

    Paquímetro com bico móvel: também chamado de basculante – é um utensílio utilizado para medir peças angulares, cónicas e com diâmetros diferentes. O bico deste paquímetro é feito para ser mais flexível e móvel dentro da peça. 

     

    O Paquímetro na Serralharia

    Paquímetro de profundidade: exclusivo para calcular a profundidade, serve ainda para calcular furos, buracos, rasgos, entre outros espaços vazados. Por norma, é um instrumento mais simples do que os restantes paquímetros. 

    O Paquímetro na Serralharia

    Paquímetro digital: este é o modelo mais tecnológico e apresenta um display digital que dá a medida exata captada pelo objeto. É uma ferramenta proporciona agilidade e rapidez nas medições. 

    Paquímetro duplo: embora este seja um paquímetro bem diferente, parecendo que de facto engloba dois instrumentos, o seu uso é um pouco limitado. A principal função deste modelo é medir dentes de engrenagens com precisão.

    O Paquímetro na Serralharia

    Mensagem Rápida

      Trabalhamos para o Mercado Nacional e Internacional. Os nossos clientes confiam no nosso trabalho e no nosso know-how.

      m